Continua o curso de preparação para a profissão solene de 16 frades recoletos

curso solene 200Ordem dos Agostinianos Recoletos
Monachil e Marcilla, Espanha

 

Um mês de preparação para o “sim” definitivo a Cristo. 16 jovens religiosos, frades agostinianos recoletos, participam do curso de preparação para a profissão solene. O curso, iniciado em 15 de julho, será concluído no dia 25 de agosto. Durante as 6 semanas, receberão formação nas áreas específicas da espiritualidade agostiniana recoleta.

 

Provenientes de 8 países (Filipinas, EUA, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Peru, Espanha e Venezuela), os 16 jovens religiosos de diversas províncias da Ordem iniciaram a preparação para a profissão solene no dia 15 de julho. Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, um dos participantes, é frade da província Santa Rita de Cássia.

 

curso solene habito 650

 

curso solene rhuam 650
Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, um dos participantes,
é frade da província Santa Rita de Cássia (é o de óculos fazendo sinal de positivo).

 


Realizado na Espanha em 2018, o curso oferece uma novidade: será feito em duas casas da Ordem: No Convento Nossa Senhora do Bom Conselho, em Monachil, Granada, de 15 de julho a 11 de agosto; e na residência dos agostinianos recoletos em Marcilla, Navarra, de 12 a 25 de agosto.

 

Conforme o número 233 das Constituições da Ordem dos Agostinianos Recoletos, os frades que desejam fazer a Profissão Solene de seus votos precisam participar previamente um mês de formação. É o que os 16 agostinianos recoletos estão fazendo desde meados de julho para culminar na entrega definitiva a Cristo.

 

Como pede o Capítulo Geral da Ordem, neste curso participam todos os religiosos da Ordem aceitos por seus respectivos priores provinciais para fazer a profissão solene. O curso é um “tempo para viver uma experiência particularmente intensa da vida comum, ao mesmo tempo que se multiplica a reflexão serena, para que o candidato chegue a ser totalmente consciente do sentido da profissão solene, de sua importância e transcendência na vida pessoal, das obrigações eclesiásticas atinente e o caráter distintivo que imprime no religioso”. (Plano de Formação Studium Sapientiae, 340).

 

curso solene claustro 650

 

curso todos 650

 


Procedentes de 8 países diferentes, os 16 agostinianos recoletos
de várias províncias da Ordem aprofudam a espiritualidade agostiniana recoleta em várias áreas. O objetivo do curso de preparação para a Profissão Solene proporcionar um projeto de vida ao longo de seis semanas. Sempre acompanhados por um dos coordenadores do curso, os 16 religiosos compartilham a internalização pessoal dos temas e a elaboração de seu projeto de vida.

 

Dois momentos específicos nas seis semanas do curso são: 1-) fazer uma parte do Caminho de Santiago, agendados para os dias de 11 a 17 de agosto; 2-) participar dos exercícios espirituais que contarão com a colaboração dos agostinianos recoletos frei Antonio Carrón, frei Enrique Gómez, frei Hugo Sánchez e frei Carlos María Dominguez, prior provincial da Santo Tomás de Vilanova.

 

O Secretariado de Espiritualidade e Formação da Ordem organiza este tempo riquíssimo na etapa formativa dos Agostinianos Recoletos. Com a exposição dos temas, variados conteúdos relacionados à religiosa e agostiniano recoleta são apresentados: amor e castidade, humildade, liberdade e pobreza, serviço, disponibilidade e obediência, sabedoria de interioridade, sabedoria de comunidade, sabedoria da eclesialidade e Palavra de Deus. Além disso, recebem formação sobre meios de comunicação social, o trabalho social da Ordem dos Agostinianos Recoletos e a Rede CEAR.

 

curso solene grupo 650

 

curso solene formar 650

 

A equipe responsável pelo curso está integrada pelos religiosos frei Francisco Javier Monroy, Presidente do Secretariado Geral de Espiritualidade e Formação, frei Juan Pablo Martínez Peláez, Presidente do Secretariado geral de Vocações e Juventude, e frei Joseph Kenneth Onda, Mestre de professos de Mira Nila, Filipinas.

 

Com este curso pretende-se motivar e acompanhar os religiosos participantes no discernimento e vivência de sua consagração definitiva ao Senhor como agostinianos recoletos. Ao fazer sua profissão solene, o religioso deve estar consciente de que opta pelo seguimento de Cristo segundo o carisma da Ordem, e, portanto, disposto a assumir um itinerário de formação permanente para que, em cada etapa da vida, esteja apto a amar desde a castidade, viver uma austeridade e uma obediência responsáveis, criar comunhão e assumir a espiritualidade e missão da Ordem.

 

Que o Senhor ilumine a todos os envolvidos no curso para que o itinerário formativo da Ordem abarque a toda a pessoa e a vida inteira dos irmãos em sua entrega a Cristo e em seu serviço à Igreja e à Humanidade. Que o Espírito Santo incentive todos nesta decisão de seguir Cristo casto, pobre e obediente na Ordem dos Agostinianos Recoletos.

 

curso solene voto 650

 

 

Frei Mason
Fonte: postagens no site da ordem