Encontro Vocacional Provincial 2016

evp todos02 capela00 200Seminário Nossa Senhora Aparecida, Capelinha
Franca, SP

           

          O Encontro Vocacional Provincial aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2016 nas dependências do complexo (Seminário, Paróquia, Instituto Agostiniano de Filosofia – IAF e Centro de Pastoral) Nossa Senhora Aparecida, conhecido carinhosamente como Capelinha, na cidade de Franca, SP. O encontro deste final de semana foi com os jovens que aspiram ingressar no seminário de filosofia da Capelinha no próximo ano de 2017.

 

        Os promotores vocacionais da Província Santa Rita de Cássia, frei André Pereira de Arruda e frei Gustavo Barbiero Mello acompanharam os 14 vocacionados provenientes dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia. Frei Wesley Silva Roas, formador dos estudantes do seminário da Capelinha e os próprios seminaristas estiveram presentes e colaborando com o evento vocacional.

 evp todos02 capela 01 650

 

Os 14 jovens participantes e aspirantes para ingressar em 2017 são: Ackson da Costa Machado; André Joaquim de Santana da Silva; Élison Bonifácio Celestino; Gabriel Muniz Carvalho; Igor Miguel Francisco Bianchi; Jeferson de Oliveira Ferreira; João Vitor Souto Silva; Mateus Antônio Lordeiro; Mateus Palácio da Silva; Ricardo da Silva Bispo; Saulo Ponticelli Pavani; Sidinei Pereira dos Santos; Wescley Novaes Lino; Willian Ferreira.

 

O objetivo do encontro vocacional provincial e concluir o trabalho de discernimento que foi iniciado no primeiro encontro vocacional, que aconteceu em março deste ano. Este primeiro encontro do ano tem por objetivo central iniciar a ajuda aos jovens com alguma inquietação vocacional a tomar a decisão definitiva no que se refere ao ingresso – ou não - no seminário em 2017. Um objetivo de todos os encontro e convivências vocacionais é criar laços de confiança e amizade, além de promover a fraternidade dos vocacionados com os frades e seminaristas.

 evp sala02 650

 

No encontro dos dias 12 a 14 de novembro, o último do ano, os temas foram sobre o Carisma Agostiniano Recoleto, a Vida Consagrada e a comunidade religiosa como dom, a Vida comunitária e a Caridade fraterna, a Comunidade Religiosa como lugar de fraternização, além da partilha de assuntos como a rotina do seminário Nossa Senhora Aparecida (Capelinha) e o caráter missionário da Ordem, que contou com o testemunho de um religioso que já residiu em área de missão. Uma das reflexões durante o encontro foi a Regra de nosso Pai Santo Agostinho e os pilares do carisma.

 evp Oracao capela03 650

 

Aberto no sábado dia 12 com a reza da Hora Intermédia seguida do almoço, o encontro contou com a colaboração de uma dinâmica dirigida por frei Edmilson Vidal – vice mestre dos estudantes do seminário –, mostrou as dependências do seminário e do complexo da Capelinha, palestras proferidas por frei André, Frei Nicolás Peres-Aradros Rubio – Prior Provincial –, frei Gustavo, frei Wesley e frei Clebson de Souza Rodrigues – vigário paroquial da Capelinha –, que testemunhou a dimensão da missão na Ordem. Entre um e outro encontro com os frades da Província, os vocacionados vivenciaram importantes e fundamentais aspectos da vida agostiniana recoleta: os momentos do alimento espiritual com as orações do dia, a participação na Santa Eucaristia, momentos de deserto e meditação; o alimento material com as refeições, sempre feitas em comunidade; as diversas atividades como recreação, descanso, prática de esporte, partilha do vídeo e filme vocacional, trabalho comunitário e passeio; o sábado à noite foi de atividades internas de alegria e fraternidade e no domingo de noite eles participaram da noite cultural promovida pela Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta -FRASAR-, que realizava seu X Encontro Nacional também nas dependências do complexo da Capelinha. O encontro encerrou suas atividades com a oração das Completas na segunda-feira, dia 14, à noite. 

evp todo oar04 650

 

O encontro foi altamente positivo, com destaque para a participação ativa dos vocacionados em diversos momentos, onde se demonstraram interessados na vocação do frade recoleto, através da convivência comunitária e das partilhas realizadas. Mais do que um “encontro vocacional”, os jovens também vivenciaram um retiro vocacional, o que proporcionou parar, silenciar e sentir o que Deus quer para a vida de cada um. Ao participar da rotina do seminário, eles tiveram a oportunidade de experimentar como um seminarista vive no seu dia-a-dia: trabalhar juntos, rezar juntos, festejar juntos, fazer recreação juntos e acima de tudo saber – após essa experiência – se ali também será seu lugar.

 

evp todos01 capela05 650

 

E você jovem? Venha ser um Agostiniano Recoleto! 

"Tarde vos amei, beleza infinita. Tarde de amei!

Tarde te amei, beleza sempre antiga e sempre nova...

No entanto Senhor, estavas dentro em mim e eu, te procurava nas criaturas..."

 

 

Frei José Roberto Mason,

com a colaboração de

Frei Gustavo Barbiero Mello

Frei André Pereira de Arruda

Frei Ricardo Alberto Dias