IV Curso de capacitação para multiplicadores dos exercícios espirituais e oficinas de oração agostinianos 2017

curso00 200Formação Agostiniana Recoleta 
São Paulo-SP

 

IV Curso de Capacitação para Multiplicadores dos Exercícios Espirituais e Oficinas de Oração Agostinianos 2017 acontece de 28 de novembro a 01 de dezembro de 2016 no Teologado Santa Mônica em São Paulo, Capital, comunidade agostiniana recoleta da Província Santa Rita de Cássia, com a participação de frades, freiras, leigos e leigas de diversos estados e cidades do Brasil. 

 

Participantes do Curso:

Os frades (sacerdotes e não sacerdotes), freiras, leigos e leigas que participaram do IV Curso são provenientes de várias famílias religiosas, cidades e estados do Brasil. 

 

curso todos 01 650

Pela Província Santa Rita de Cássia-OAR: Frei Ademir João Garcia (São Paulo, SP), Frei Alcimar Fioresi (São Paulo, SP), frei Nicolás Péres-Aradros Rubio (Ribeirão Preto, SP), Frei José Roberto Mason (Ribeirão Preto, SP), Frei André Pereira de Arruda (Ribeirão Preto, SP), Frei Celso Moreira (Ribeirão Preto, SP), Frei Edielson Cunha de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ), Frei Mário Aparecido (Castelo, ES), frei Edmilson Vidal (Franca, SP), Frei Enéas Berilli (Cachoeiro de Itapemirim, ES), Marly R. Pirani (São Paulo, SP), Denise Ouriquess Mendes de Carvalho (Rio de Janeiro, RJ), Juliana Andrade Barbieri (Cachoeiro de Itapemirim, ES), Luryan Bravim (Cachoeiro de Itapemirim, ES) e Rodrigo Américo Lima Moreira (Rio de Janeiro, RJ). 

Pela Província Santo Tomás de Vilanova-OAR: Frei Julio Amezua (Rio de Janeiro, RJ), frei Francisco José Ariza Bertos (Rio de Janeiro, RJ)Maria Bernadete Gouvêa Bogossian (Rio de Janeiro, RJ), Rosanna Pucarelli (Rio de Janeiro, RJ), Antônio Cesar Bacchim (Rio de Janeiro, RJ) e Marcelo Bezerra de Paiva (Rio de Janeiro, RJ). 

Pela Ordem de Santo Agostinho-OSA: Frei Cristiano Zeferino de Faria (São Paulo, SP) e frei Jesús Madrid Rodriguez (Curitiba, SC). 

Pelas Agostinianas Servas de Jesus e Maria: Irmã Jaci Maria de Morais (São Paulo, SP) e irmã Soleci Varal (São Paulo, SP). 

Pelas Agostinianas Missionárias: Irmã Onélia Barbosa Figueira (São Paulo, SP). 

Pelas Missionárias Agostinianas Recoletas: Irmã Maria Madalena Costa Lopes (Fortaleza, CE).

curso todos 02 650

 

A reflexão deste IV Curso tem seu eixo nos 7 “Eu Sou” de Jesus Cristo.

IV curso02 650


O IV Curso de Capacitação está centrado na formação, em suas várias dimensões. 
Os três dias do curso oferecem uma experiência única de formação, partilha e fraternidade nos momentos de oração, estudo, alimentação, recreação e o bom convívio em comunidade. Um dos pontos fortes de cada dia é participação na celebração da Santa Missa.

 

curso capela 650

 

curso refeitorio 650

 

O Curso conta com a assessoria de dois especialistas: o biblista Domingos Zamagna – com uma visão global sobre o Evangelho de São João, e o agostinólogo Heres Drian de Oliveira Freitas – com o aprofundamento sobre os Comentários ao Evangelho de São João de Santo Agostinho.

 

curso domingos 650

O biblista Domingos Zamagna falou sobre o Evangelho de São João

na terça-feira, dia 29 de novembro

curso domingos sala 650

 

 

curso heres 650

O agostinólogo Heres Drian de Oliveira Freitas

falou sobre os Comentários ao Evangelho de São João de Santo Agostinho

na quarta-feira, dia 30 de novembro

curso heres sala 650

 

Na noite do dia 29 de novembro, durante a Celebração Eucarística, presidida pelo Provincial Frei Nicolás, frei Rhuam, frei Sidney e frei Pedro renovaram a profissão dos votos simples. Os participants do IV Curso estiveram presentes. 

 

curso prof padres 650

 

curso prof tres 650

 

(da esquerda para a direita:) Frei Sidney Pereira,
frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida e
frei
Pedro Santos da Silva 

 

 

A primeira atividade do terceiro dia do curso foi a celebração da Santa Missa, eucaristia de agradecimento pelo curso de capacitação e presidida por frei Mário Aparecido. 

 

curso missa enc 650

 Frei Mário Aparecido presidiu a Santa Eucaristia da quinta-feira, dia 1 de dezembro

 

 

Depois do café da manhã e antes da apresentação de todo o material disponível para os Exercícios Espirituais e as Oficinas de Oração em 2017, frei Alcimar e a Rosana recapitularam os temas dos anos anteriores

1-   Comunidade (2014)

2-   Interioridade (2015)

3-   Discernimento (2016)

4-   Evangelho de São João e os 7 “Eu Sou” de Jesus (2017)

O material para 2017 é composto dos Exercícios Espirituais e as Oficinas de Oração, que são duas práticas independentes.

curso mat2017 sala 650

 


O subsídio para os Exercícios Espirituais é para ser usado na pregação de retiros, que pode ser usado em retiros de um dia para até cinco dias, dependendo da realidade do público alvo: religiosos, seminaristas, leigos, membros das Juventudes Agostinianas Recoletas (JAR), Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas (FRASAR), professores dos colégios agostinianas, funcionários e fiéis em geral.

As Oficinas de Oração têm o formato de Lectio Divina e pode ser usada durante o ano todo. Cada Lectio Divina acompanha os temas de cada dia. As Oficinas de Oração são usadas fora dos retiros, e já são realizadas nas diversas realidades de nossa espiritualidade.

curso 7eusou 650

 

Os participantes que já fizeram uso dos Exercícios Espirituais e das Oficinas de Oração contribuíram partilhando a experiência do uso dos materiais, que podem ser usados e adaptados para realidades diversas.

Frei Nicolás partilhou sobre o processo de revitalização e reestruturação, no qual os Exercícios Espirituais e as Oficinas de Oração estão inseridos e têm contribuído muito para o bom andamento do processo. A avaliação feita por todos foi positiva, tanto a assessoria dada para o Evangelho de São João quanto sobre Santo Agostinho e a apresentação do material para 2017.

A avaliação abordou aspectos positivos, negativos, e traçou caminhos para o próximo curso a serem seguidos para melhorar cada vez mais. 

 

IV curso01 650

 

O Curso começou na noite do dia 28 de novembro com a recepção e distribuição de material. O almoço de confraternização no dia 1 de dezembro encerrou as atividades do IV Curso. 

 

Frei Mason