X Encontro Nacional da FRASAR

frasar00 200Ordem dos Agostinianos Recoletos
Fraternidades Seculares - Brasil

 

 

O décimo encontro nacional da FRASAR – Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta – acontece nas dependências do complexo Nossa Senhora Aparecida, Capelinha (Seminário, Paróquia, Instituto de Filosofia e Centro Pastoral), em Franca, entre os dias 12 e 14 de novembro de 2016.

 

Recordamos aqui que o encontro nacional da FRASAR acontece a cada dois anos. O nono encontro nacional aconteceu na Capital do Pará, em Belém, entre os dias 20 e 22 de novembro de 2014.

 

Várias comunidades de diversos estados do Brasil participaram do Encontro, que é sempre marcado com muita alegria, fraternidade, descontração, oração e estudo, desde o acolhimento dos irmãos e irmãs, durante as palestras e trabalhos em grupo, as dinâmicas de aprofundamento, os horários de recreação, oração e participação da Santa Eucaristia.

 

frasar01 650Foto do IX Encontro Nacional (Belém, 2014)

 

 

Mensagens do

Encontro Nacional em 2014:



 

Mensagem de Frei Nicolás 

 

Queridos irmãos e irmãs das FRASAR reunidos em Belém do Pará para o congresso nacional. Minhas saudações!!! Venho expressar nossa profunda comunhão com todos vocês, apesar da distância. Estamos unidos na oração, pedindo a Deus por todos vocês para que o Senhor os abençoe ao longo destes dias e faça com que possam crescer na vivência mais intensa da espiritualidade agostiniana recoleta como caminho de fidelidade ao Evangelho. A experiência vivida nestes dias lhes torne melhores filhos e filhas de Deus; terminando o congresso, levam aos seus lares, aos membros das FRASAR no Brasil todo e às suas paróquias a alegria de viver e fazer atual o espírito de comunhão e fraternidade que inspirou a vida e obra de Santo Agostinho. Deus lhes abençoe! Fraternalmente, Frei Nicolás.

 

 

 

Prior Provincial de Santa Rita de Cássia

 

 

 

Mensagem de frei Pablo Panedas

 

Roma, 20 de novembro de 2014

 

 

 

Queridos irmãos da Fraternidade Secular do Brasil:

 

Para mim, é um prazer cumprimentá-los e ao mesmo tempo desejar grande êxito nesse IX Encontro Nacional de suas Fraternidades. Envio um abraço fraterno aos religiosos assistentes que os acompanham. E, com a permissão de todos vocês, quero ressaltar a pessoa de Fr. Miguel Ángel Hernández, que veio da Espanha para o Brasil como presidente da Comissão de Fraternidades, nomeado por nosso Padre Geral. Transmito-lhes também os parabéns do padre Fr. Miguel Miró e, com ele, de todo o Conselho Geral e dos oito priores provinciais, que se encontram estes dias em Roma, reunidos para tratar de temas relacionados à revitalização e à reestruturação da Ordem.

 

A revitalização deve vir de Deus, que se serve de nós, também dos irmãos da Fraternidade, que com frequência contagiam os religiosos  com seu entusiasmo. O lema que elegeram para seu Encontro fala de “uma família de irmãos” e, como tais, saudamos a todos vocês e nos encomendamos às suas orações.

 

Fr. Miguel Ángel fará a apresentação dos cadernos que estão publicados sob o título de Peregrinos. Programa de Formação das Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas, que já se encontra à disposição em língua portuguesa. Esta obra supõe uma grande novidade na Ordem e na história da Fraternidade, por ser uma primeira etapa da formação comum para todos vocês. Foram já distribuídos em espanhol e está já em fase de impressão na versão inglesa. Acolham esta obra com carinho e sirvam-se dela para crescer como cristãos e como comunidade.

 

Por último, tenho o prazer de comunicar-lhes que, em cumprimento ao estabelecido no último Capítulo Geral (2010), a Comissão para a Fraternidade revisou tanto a Regra de Vida como os Estatutos Gerais da Fraternidade, de forma que ambos documentos contam com nova redação, que recentemente foi aprovada pelo Conselho Geral. Falta somente a aprovação da Santa Sé, que já foi solicitada.

 

Irmãos, estamos em tempos de mudança e renovação: de maiores exigências e de novas oportunidades, nesse contexto de graças mais abundantes com que o Senhor nos está presenteando. Que Ele conceda a todos nós o Espírito das comunidades cristãs das origens; e o ânimo e disposição que derramou sobre os primeros agostinianos recoletos. Oxalá, Ele nos conceda uma centelha do amor que levou Santa Madalena à entrega do martírio.

 

Que nossa Padroeira, Santa Madalena de Nagasaki, interceda especialmente por seus irmãos de hábito.

 

O servidor de vocês, frei Pablo Panedas.

 

Do Secretariado Geral de Espiritualidade da Ordem Agostiniana Recoleta

 

 

 

Mensagem de frei Miguel Miró

 

Minhas saudações de Roma ao Encontro das Fraternidades Seculares do Brasil.

 

Esta semana, estamos reunidos o Conselho Geral com os oito Priores Provinciais da Ordem para tratar do avanço de um projeto comum de vida e missão. Nós nos unimos a vossa oração e ação de graças ao Senhor.

 

Desejamos que estes dias de oração e convivência fraterna os animem a estar unidos e a viver com renovada esperança a espiritualidade agostiniana recoleta secular.

 

A fraternidade os ajudará a viver com alegria em suas famílias, a evangelizar com testemunho de vida e a se dispor a servir naquilo que cada um possa oferecer.

 

Nos meses de janeiro e março, se Deus quiser, desejo visitar as comunidades dos agostinianos recoletos do Brasil. Espero encontra-los.

 

Um fraterno abraço.

 

Frei Miguel Miró
Prior Geral