Retiro Anual 2017 da Província Santa Rita de Cássia


ra2017 00 200Retiro Anual 2017
São Roque, SP

Os frades da Província Santa Rita de Cássia realizam o retiro anual de 2017 no Centro Teresiano de Espiritualidade (CTE), em São Roque, SP, de 3 a 7 de julho. O diretor foi frei Enrique Eguiarte, agostinano recoleto vindo da Espanha para pregar o retiro e que está à frente da elaboração e implementação dos exercícios espirituais agostinianos recoletos. A reflexão foi sobre os 7 “Eu Sou” de Jesus, condensados em sua afirmação “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 16,6).

centro retiro 650

Claustro do Centro Teresiano de Espiritualidade (CTE), em São Roque, SP,

onde os frades realizaram o retiro anual 2017 

 

ra2017 11 650

 Tema dos exercícios espirituais agostinianos recoletos de 2017

 

Os exercícios espirituais agostinianos recoletos – Retiro Anual 2017 – da Província Santa Rita de Cássia aconteceram entre os dias 03 e 07 de julho no Centro Teresiano de Espiritualidade, licalizado na cidade de São Roque, interior paulista. Os exercícios espirituais foram dirigidos por frei Enquique A. Eguiarte, cujo tema este é é “Os 7 EU SOU de Jesus”. Ele iniciou falando do “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6) e concluiu com a apresentação e reflexão do “Eu Sou a Videira e a Vida” (Jo 15,1-17). Foram cinco dias de frio, sendo os dois primeiros dias de um frio muito intenso; porém, não tirou o entusiasmo dos corações aquecidos pelo amor infinito de Deus. Durante o retiro, duas datas de aniversários foram celebradas: 8 anos da ordenação presbiteral de frei Helton Pimenta Fernandes no dia 4, terça-feira, e os 4 anos da ordenação presbiteral de frei Gustavo Barbiero Mello no dia 6, quinta-feira. 

ra2017 01 650

 

Os religiosos que fizeram o retiro foram:

De Roma: Frei Enrique A. Eguiarte (diretor, frade mexicano e residindo atualmente na Itália).

Do Estado de São Paulo: De Ribeirão Preto: Frei Nicolás Pérez-Aradros Rubio, Frei Sérgio Peres de Paula, Frei José Roberto Mason, Frei Antônio Leopoldo Sarroche Filho, Frei André Pereira de Arruda, Frei Celso Moreira Júnior; De Franca: Frei Didier Esperidião Neto, Frei Afonso de Carvalho Garcia, Frei Rodolfo Werneck Pereira, Frei José Carlos Jacinto Barbosa, Frei Wesley Silva Rosa, Frei Ricardo Alberto Dias, Frei Luis Diego Ramirez Alvarez (frade da Provínica São Nicolau de Tolentino servindo temporariamente na Província Santa Rita); De Igarapava: Frei Wagno Boredel Palma, Frei José Alexandre de Matos; Da Cidade de São Paulo: Frei Alcimar Fioresi, Frei Ademir Garcia, Frei Helton Pimenta Fernandes, Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida, Frei Sidney Pereira, Frei Luiz Alberto Cruz da Silva;

Dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo: Da Cidade do Rio de Janeiro: Frei Edielson Oliveira da Cunha, Frei Pedro Olavo de Queroz Macedo, Frei Evandro Antônio Ferreira da Silva; De Vitória, ES: Frei Agostinho Morosini, Frei Sérgio Sambl, Frei Silvestre Brunoro; De Cachoeiro de Itapemirim, ES: Frei Eneas Berilli, Frei João Constantino Junqueira Netto, Frei Gustavo Barbiero Mello; De Castelo, ES: Frei Mário Aparecido, Frei João Flores Lanz, Frei Ademildo Gomes, Frei Fábio Freire Nôcal; De Muqui, ES: Frei Jonas Gusson, Frei Egisto Cansian, Frei Domingos Sérgio Gusson.

Do Estado do Amazonas: Frei Laércio Rodrigues Cruz (atualmente servindo na Província São Nicolau de Tolentino na Prelazia de Lábrea, em Lábrea). Frei Laércio será ordenado diácono transitório no dia 22 de julho, na mesma celebração em que frei Ricardo será ordenado sacerdote.

Por circunstâncias diversas, 12 religiosos da província não participaram do retiro.

2017 eguiarte 650 

Frei Enrique A. Eguiarte, OAR, diretor do retiro

  

   O retiro começou no domingo dia 2 com a recepção de boas-vindas e o jantar. No dia seguinte foi entregue o material, que são os livrinhos, como o Manual do Pregador, Lectio Divina, Oficinas de Oração etc. O diretor frei Enrique recordou que o tema dos Exercícios Espirituais Agostinianos 2017 é o “EU SOU”... do Evangelho de São João. Jesus nos diz que “Eu Sou”... 1. O Pão da vida; 2. A Luz do mundo; 3. O Bom Pastor; 4. A Porta das ovelhas; 5. A Ressurreição; 6. O Caminho, a Verdade e a Vida; 7. A Videira verdadeira.

 

 ra2017 02 650

 

   O primeiro “Eu Sou”, O Caminho, a Verdade e a Vida, foi apresentado e refletido na primeira exposição da segunda feira de manhã e os outros trabalhados gradualmente durante o retiro, que terminou no final do dia 7, sexta-feira. Antes e depois de cada apresentação de frei Enrique dos “Eu Sou” de Jesus, uma oração de Santo Agostinho foi rezada em comunidade. 

 

 ra2017 03 650
 

Cada dia foi iniciado com a oração às 7h00 - Laudes, Ofício de Leituras e meditação comunitária. Continuando com o café da manhã em clima de silêncio, a apresentação e reflexão dos “Eu Sou...” seguida da exposição ao Santíssimo Sacramento e meditação pessoal. A manhã era encerrada com a visita ao Santíssimo antes da reza da oração Intermédia, seguida do almoço, também em silêncio pessoal.  

 

   Durante o almoço os frades também saborearam a leitura piedosa da vida de um de nossos alicerces espirituais, e depois da leitura até terminar a refeição, uma música suave. As atividades no período da tarde iniciavam às 14h30, com a continuação dos “Eu Sou...” de Jesus. Terminada a exposição vinha o tempo de reflexão pessoal. A celebração da Eucaristia foi sempre rezada às 17h30.

 ra2017 04 650

  

   O jantar, também em silêncio e acompanhado de música suave depois da leitura piedosa, abria a noite, que continuava às 20h00 com momento de espiritualidade OAR sempre tendo em vista o Ano da Espiritualidade da Ordem.

 

  Quinta feira, dia 6, foi o “dia da cruz”. Sempre no quarto dia dos exercícios espirituais, uma atenção específica à Cruz de Cristo e toda sua riqueza salvadora pela obra de vida, morte de ressurreição de Nosso Senhor. No “dia da cruz”, os frades têm a oportunidade de aprofundar a caminhada da fé pelo amor salvífico de Deus e poder se confessarem e atender confissão dos demais.

 ra2017 06 650
Durante a celebração presidida por frei Nicolás

As celebrações da Eucaristia, sempre iniciadas às 17h30, foram assim conduzidas: na segunda-feira, presidida por fr. Nicolás, acompanhado no presbitério por fr. Ricardo e  fr. Enrique; na terça-feira, presidida por fr. Gustavo, acompanhado no presbitério por fr. Diego, fr. Ricardo e fr. Eguiarte; na quarta-feira,  presidida por fr. Ademildo, acompanhado no presbitério por fr. Ricardo e fr. Enrique; na quinta-feira, presidida por fr. Sérgio Peres, acompanhado no presbitério por fr. Ricardo e fr. Enrique; na sexta-feira, a missa votiva de Santo Agostinho foi presidida por frei Enrique, acompanhado no presbitério por frei Ricardo e frei Agostinho. Os frades fizeram a Renovação dos Votos durante a celebração. Frei Ricado, diácono transitório, será ordenado sacerdote no dia 22 de julho; frei Enrique fez a homilia em todas as celebrações durante o retiro.

 

Toda noite, entre o jantar e a oração final do dia Completas, os frades participaram de uma celebração da Espiritualidade OAR, comemorando o Ano da Espiritualidade. A celebração teve início às 20h00. Na segunda-feira, momento mariano com a oração do terço; na terça-feira, momento com mensagens de Santo Agostinho e a leitura da Mensagem do Prior Geral para o Ano da Santidade; na quarta-feira, momento levando em conta especificamente o Ano da Santidade, com apresentação dos e oração pelos 8 territórios de missões da Ordem, presentes em 7 países; na quinta-feira, o ato penitencial no “dia da cruz”, paraliturgia, conduzida por fr. Mário Aparecido, que preparou para a recepção do sacramento da penitência, com reflexão homilética “Eu Sou a Ressurreição” feita por frei Enrique. Os religiosos tiveram então a oportunidade de se confessam durante o ato penitencial.


ra2017 05 650

   Dois dos momentos de espiritualidade agostiniana recoleta realizados à noite

ra2017 07 650

 

As responsabilidades litúrgicas foram assim realizadas: segunda-feira, o secretariado de espiritualidade; na terça-feira, o secretariado de formação inicial e promoção vocacional; na quarta-feira, o secretariado de apostolado e juventude; na quinta-feira, a equipe de comunicação e o conselho de economia; na sexta-feira, o Conselho Provincial e o pregador do retiro.

 ra2017 08 650
Missa de encerramento do retiro, presidida por frei Enrique

A missa de encerramento do retiro 2017 foi seguida do jantar de confraternização. Alguns frades iniciaram o retorno às suas comunidades na sexta-feira após o jantar e os demais seguiram viagem no início do dia seguinte. 

Revigorados pelo poder do Espírito Santo, estamos mais confiantes para levar para casa essa bagagem tão rica da espiritualidade agostiniana. Nós procuraremos viver mais intensamente na prática o que nos foi transmitido, e transmitir aos outros o que nós recebemos. 

ra2017 10 650

 

“Uma só alma e um só coração

dirigidos para Deus

Santo Agostinho

 

 ra2017 11 650


Os temas refletidos a cada ano desde o início da nova proposta para os exercícios espirituais são os seguintes:
 

Comunidade (2014) 

Interioridade (2015) 

Discernimento (2016) 

Evangelho de São João e os 7 “Eu Sou” de Jesus (2017)

Tema para os exercícios espirituais em 2018: O Discípulo Amado (2018)

O material é composto por Exercícios Espirituais e pelas Oficinas de Oração, que são duas práticas independentes. 

O subsídio para os Exercícios Espirituais é para ser usado na pregação de retiros, desde um dia com até cinco dias de duração, dependendo da realidade do público alvo: religiosos, seminaristas, leigos, membros das Juventudes Agostinianas Recoletas (JARs), Fraternidades Seculares Agostinianas Recoletas (FRASARs), professores dos colégios agostinianas, funcionários e fiéis em geral.

As Oficinas de Oração têm o formato de Lectio Divina e podem ser usadas durante o ano todo.

 

Cada Lectio Divina acompanha os temas de cada dia. As Oficinas de Oração são usadas fora dos retiros, e já são realizadas nas diversas realidades onde nossa espiritualidade está presente.

 

Fraternalmente, frei Mason